segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Arte e o caminho da ação



Na semana que vem, dia 2, estarei na ABRA Vila Mariana para uma palestra em que conversaremos sobre o tema “Obra sem artista: a arte como meditação”.
Todos nós já experimentamos momentos de mergulho no instante presente em que a sensação de plenitude, ou de paz, ou de amor, ou de vitalidade, parecia ser maior que nós mesmos. Estes são instantes de presença intensa, instantes em que a surpresa de uma paisagem parece te sugar completamente até que não haja um eu que se sinta sugado, apenas a paisagem; instante em que a intensidade de um debate parece te levar a ouvir o que você mesmo fala; instante em que a pista escorregadia percorrida pela motocicleta na chuva parece ser a mesma coisa que a própria moto e o piloto.
O que estes instantes tem em comum? 
São momentos em que se estava presente, realmente, ao que acontecia. Nestes momentos a atenção deixa de se alojar na massa de memória mental como combustível para sua agitação - isto é, gerando mais e mais pensamentos - e se desloca para a realidade que se sucede naquele instante.
Este movimento da atenção, saindo de dentro para fora, é condição necessária para estarmos presentes em ação no nosso dia a dia. A atenção focalizada na realidade que acontece subtrai a energia de sustentação do pensamento de um “eu” que se crê controlador e beneficiário de cada ação que fazemos. Deste modo se encontra a liberdade do atuar espontâneo, uma cadeia de reações ao instante sem que haja um sujeito que busque um resultado ou um fruto com aquela ação.  
Este é o caminho chamado karma yoga, o caminho da ação. Para nós - humildes seres iludidos pela cortina da certeza do “eu” - o discernimento, isto é, a compreensão do que é real, ainda está bastante distante, e a trilha para se exercitar o músculo do discernimento é o caminho da ação, pois ela se apresenta ininterruptamente ao longo de todos os minutos de nossa vida.  
O fazer artístico é um dos modos mais claros de pesquisa sobre a percepção da ação presente, quando a atenção não se prende ao sujeito que se imagina agindo, mas se totaliza com a realidade percebida. Sem intencionalidade, sem desejo, resposta em tempo-zero à realidade. 


Para os interessados seguem os detalhes da palestra (inscrições na própria ABRA)


Data: 2 de março
Horário: 20h00
Local: ABRA Vila Mariana
Rua Domingos de Morais 2267 (próximo ao metrô Santa Cruz)
T. (11) 3564-2696  3564-2695
www.abra.com.br/vilamariana




Abraços,
Marcos

Nenhum comentário: